Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O papel social do curtir

quarta-feira, 14 de maio de 2014
A maioria da criançada (me incluo nisso) ligam automaticamente a palavra "social" à "rede social". Ou seja, "social" se tornou sinônimo de comunidade virtual, interação com outrem (acho essa palavra mais chique do que outro), etc. Talvez até os dicionários atualizados tenham aberto uma aba pra incluir essa definição ao termo. A língua se molda com seu uso, uso este, social (entendeu o trocadilho?). Então, definindo assim, vamos dar sequência ao nosso texto (nosso porque eu que escrevi, mas você que está lendo, logo o sentido está na junção destas duas partes).
Se você não for plutaniano... Bom, acho que até se for plutaniano, conhece e muito provavelmente tem uma rede social, seja a maior dela - o Facebook - ou o Google Plus, Twitter, Youtube (sim, também é uma rede social) e outros. Nessas redes, provavelmente você interaja com outrem comentando e curtindo. O ato de curtir algo é algo simples de se fazer. Você não precisa pensar muito em formular uma resposta, basta apenas clicar no botão. Mas, o que significa definitivamente o curtir?
Curtir: O que isso significa para você?
Imagem: http://www.conversion.com.br
Este questionamento não é meu. Hoje à tarde assisti a uma palestra sobre letramento e ensino. Num determinado momento, a professora palestrante Doutora Cristina Vergnano-Junger (UERJ) levantou essa questão. Algumas respostas vieram de alguns usuários das redes. Uma pessoa disse que curtia por curtir, muitas vezes não diferenciando o conteúdo do post. Eu não interagi muito, mas fiquei pensando sobre o assunto. Algumas pessoas curtem mesmo porque ou foi um amigo que postou algo, ou foi alguém que essa pessoa esteja interessado, esperando algo em troca como: te curto e tu me cutucas. (Aliás, ninguém nunca me cutucou, mas isso fica pra outro post).
Eu tenho alguns sentidos para as curtidas que dou. Primeiramente, devo dizer que no Facebook tenho menos de cem contatos, interajo com no máximo vinte pessoas (e pra mim esse número já está de bom tamanho). Além desses contatos, sigo algumas páginas. Quando curto algo, pra mim isso tem valor semântico. Pode representar um: muito legal essa foto, essa paisagem é muito emocionante - quando curto uma foto da página Usha Nature Love. Quando curto a foto de algumas amigas bonitonas que tenho, significa: que linda, que gata, que tudo, e por último, oh lá em casa (com todo o respeito). Quando curto a foto dos manos: tá bem apresentável, só isso, só que não. Tem também as postagens de algumas pessoas, às vezes curto só pra dizer: estou de olho nisso aí, sem comentários viu. Às vezes curto por solidariedade, mas é raro.
Fora os casos citados, não vejo outros sentidos para se curtir. É apenas um botão, pode não ter sentido nenhum, mas pode, ao mesmo tempo, ter muitos sentidos, dependendo do contexto. Quando o curtir não é suficiente, daí eu parto pro comentário: gata, curti sua foto, mas na verdade queria te dar uns beijinhos, sua linda!!
E para você, o que significa o curtir? Curte com moderação, ou curte tudo o que aparece? Falando nisso, já curtiu nossa página no Facebook? Não?! Então, curte lá, é https://www.facebook.com/masqueseyo. Até a próxima!
Comentário(s)
0 Comentário(s)
Nenhum comentário:
Postar um comentário