Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que são domínios de sites

sábado, 14 de fevereiro de 2015
Hoje, quando estava navegando pela internet (peguei altas ondas), fui direcionado a um domínio e eis que apareceu na tela: "fulana de tal não pagou o aluguel... quer dizer, não renovou o seu domínio e em breve esse espaço se aniquilará da face da Terra. Comunique a ela para que ela nos pague e assim, possa usar novamente este domínio".
Seu barriga cobrando o aluguel ao seu Madruga. Ao lugar da famosa frase dele, está escrito: 'Vim cobrar o dinheiro do domínio"

Quatorze meses de aluguel

Logicamente que não estava escrito nestas palavras, mas a situação me lembrou do Seu Madruga e Seu Barriga, personagens do famoso seriado Chaves. Mas o que tem a ver os infinitos quatorze meses de aluguel com os domínios de internet? Bom, a resposta depende do ponto de vista de quem responda. Neste caso, quem está respondendo sou eu. Então, vamos lá!

A internet, grosso modo, é composta por páginas de sites, blogs e tudo mais. Tudo isso são arquivos feitos por pessoas. Digamos então que os conjuntos de arquivos que compõem um site é como se fosse os personagens do Chaves, neste caso, o Seu Magruga. Esses arquivos precisam de um lugar pra ficar, ou seja, de uma hospedagem, como a vila que Seu Barriga é dono.

Com um local definido para a hospedagem, seja pelos serviços pagos ou pelas hospedagens dos blogs em plataformas como a do Blogspot/Blogger ou Wodpress, esses "hóspedes" precisam de um endereço. E é aí que entram os Domínios. Cada site tem um domínio próprio, um endereço onde o carteiro possa entregar as correspondências. Pra você estar lendo isso aqui, você digitou www.masqueseyo.com.br, ou o Google te trouxe até aqui (valeu, Google!!).

Digamos que os números das portas na vila sejam o domínio de cada hóspede. Embora no seriado, a numeração seja uma bagunça (o número 14 próximo do 71  quer dizer que alguém faltou nas aulas de matemática), na internet, cada parte de um domínio tem um significado.

No nosso caso, o masqueseyo é o nome do nosso blog. É o que nos identifica no meio de tantos sites. Já o .com quer dizer que este espaço é de uso comercial. Outros exemplos são os utilizados por organizações (.org), governos (.gov), centros educacionais (.edu), etc. Por sua vez, o .br é utilizado para identificar o país.

E como faz para ter um domínio próprio? Há os domínios gratuitos, como os oferecidos pelo próprio Blogger, só que a nomenclatura fica nomedoseusite.blogspot.com.br. Muito grande, né? Há também hospedagens e domínios gratuitos, mas que coloca um banner gigantesco da página, além também de letras indesejáveis no endereço do site.

O ideal é adquirir um domínio pago. Por quê? Porque é o ideal!! Além disso, com ele, você escreverá apenas o nomedoseusite.com.br, sem precisa pôr .blogspot, .netqualquercoisa, etc. As vantagens são a maior credibilidade para o seu site e um nome exclusivo. Em http://registro.br, você pode adquirir o seu por 30 reais anuais. Se você não estiver muito familiarizado com algumas configurações, ou com preguiça, você pode contratar a Hostnet, que eles fazem todo o serviço limpo por você por 40 reais anuais.

Se você quiser também hospedar o seu site nesses serviços pagos, fique atento, pois você pagará a hospedagem (que pode ser mensal ou anual) e o domínio. Aí o preço será um pouco mais salgado, mas valerá a pena dependendo do tipo do seu site.

É isso. Até a próxima.

Observação: Não estou ganhando comissão da Hostnet (mas se eles quiserem me pagar, não tem problema nenhum). Citei-os aqui pois contratei eles ano passado para gerenciar o domínio desse blog e recomendo, são muito eficientes, além de sempre te responder quando surgir uma dúvida.
Comentário(s)
0 Comentário(s)
Nenhum comentário:
Postar um comentário